/ saiba mais sobre alguns exames
- Tomografia
O exame de tomografia computadorizada é um exame de imagens que é realizado por meio de raios X. Esses raios tem como principal intuito a captação de imagens em alta definição de estruturas do corpo, como é o caso de órgãos, ossos e outras partes específicas do corpo humano.
Essa máquina tem como principal característica a realização de radiografias de caráter transversais. A cada um dos registros realizados, as imagens passam pelo processamento de um computador, a fim de formar uma cadeia de fotografias com inúmeros detalhes sobre aquilo que se busca estudar/analisar no corpo humano.
Para que ela serve?
Mas afinal, para que é que a tomografia computadorizada serve? De uma forma geral, ela se responsabiliza pelo fornecimento de imagens em definição muito melhor do que a do simples raio X, conseguindo então detectar quaisquer alterações que venham a prejudicar ossos, órgãos, tecidos e outras estruturas do corpo, por mais pequenas que elas sejam.Geralmente, esse é o exame mais eficaz para identificar tumores, vasos pulmonares ou nódulos no corpo humano, além de ser também muito eficiente a sua atuação no cérebro humano. Em Recife, o Instituto Diagnóstico José Rocha de Sá realiza o exame de tomografia computadorizada.
Como é realizado?
O indivíduo em questão deve se posicionar deitado em uma maca para a realização do mesmo, sendo que todas as demais orientações serão proporcionadas pelo profissional que irá realizar o exame, seja antes, durante ou até mesmo depois do exame.Sobre a preparação
Geralmente o paciente deve ficar em jejum de seis horas, sem comer nada, caso seja necessário usar o contraste venoso no mesmo, o que é nesse caso injetado na veia. Para os indivíduos que possuem alergia a iodo ou aos seus derivados esse contraste não é indicado.Por fim, há de se destacar que o resultado da tomografia computadorizada é realizado como se fosse um laudo, que é emitido nesse caso pelo próprio rmédico radiologista, descrevendo todas as possíveis alterações no corpo humano do paciente.
Para a segurança e o próprio acompanhamento do paciente em questão, as imagens também são disponíveis para ele, impressa por meio de um papel diferenciado ou então entregues em um CD com imagens de caráter digital.
Por fim, se precisar realizar o exame de tomografia computadorizada você pode contar com a garantia e a segurança proporcionada pela equipe altamente qualificada e especializada nesse procedimento, do Instituto Diagnóstico José Rocha de Sá localizado no Derby.
Fonte: Instituto José Rocha
- Holter 24h
O Holter de 24 horas é um exame de eletrocardiograma que é realizado para avaliar o ritmo do coração num período de 24 horas.
Geralmente, o exame Holter de 24 horas é utilizado quando o paciente apresenta sintomas frequentes de tonturas, palpitações ou falta de ar.
Como é feito o Holter de 24 horas
O Holter de 24 horas é feito com a colocação de 4 eletrodos no tórax do indivíduo. Eles são ligados a um aparelho, que fica na cintura do paciente e grava as informações transmitidas por esses eletrodos
Durante o exame, o indivíduo deve realizar suas atividades normalmente, exceto tomar banho. Além disso, deve anotar num diário, qualquer alteração que tenha sentido durante o exame como palpitações, dor no peito, tontura ou outro sintoma.
Após as 24 horas, o aparelho é retirado e o cardiologista analisa os dados que ficaram registrados.
Para que serve o Holter de 24 horas
O Holter de 24 horas serve para avaliar as alterações no ritmo e na frequência cardíaca ao longo de 24 horas, sendo muito útil no diagnóstico de problemas cardíacos, como arritmias e isquemia cardíaca.
Fonte: Tua Saúde
- Doppler
- Ultrassonografia com Doppler de abdome
- Ultrassonografia com Doppler de carótidas e vertebrais
- Ultrassonografia com Doppler de outras artérias e veias
- Ultrassonografia com Doppler da bolsa escrotal
- Ultrassonografia com Doppler de globos oculares
- Ultrassonografia com Doppler de mamas
- Ultrassonografia com Doppler da região pélvica, masculina ou feminina
- Ultrassonografia com Doppler transretal ou transvaginal
- Ultrassonografia com Doppler das vias urinárias
- Ultrassonografia com Doppler do sistema porta
- Ultrassonografia com Doppler da tireoide
O que é Doppler?
O doppler é uma das modalidades da ultrassonografia. A ultrassonografia é um método de produzir, em tempo real, imagens em movimento das estruturas e órgãos do corpo, graças ao efeito Doppler, descoberto em 1852 pelo físico austríaco Johann Christian Andreas Doppler. Segundo ele, há uma alteração da frequência nas ondas (sonoras ou outras) percebidas pelo observador em virtude da aproximação ou afastamento entre ele e a fonte sonora. A ciência conseguiu transformar essa descoberta em imagens e utilizá-la na Medicina. Hoje pode-se obter imagens que permitem determinar o sentido e a velocidade de circulação do sangue nos vasos sanguíneos e nas cavidades cardíacas. O sentido do fluxo sanguíneo é mapeado nas cores azul e vermelha, conforme o sentido de circulação do sangue. O exame chamado doppler passou então a ser um inestimável auxílio no estudo da circulação, sendo empregado não só no diagnóstico e acompanhamento de doenças, mas também na área da obstetrícia para seguimento e avaliação da gestante e do bebê. O procedimento pode ser empregado em qualquer porção circulatória, mas seu uso tem sido mais frequente na análise da circulação nas carótidas.
Em que consiste o exame?
O paciente deve estar deitado em uma maca. O exame é feito por meio de um aparelho semelhante a uma lanterna, deslizado manualmente sobre a pele, o qual emite ondas sonoras inaudíveis pelo ouvido humano que são captadas de volta como ecos emitidos pelas hemácias e transformadas em imagens. Um gel é aplicado sobre a região a ser examinada para permitir melhor contato e deslizamento do aparelho. O exame dura de 30 a 60 minutos, tem grande precisão diagnóstica, é indolor e pode ser repetido inúmeras vezes, permitindo um acompanhamento minucioso da evolução ou dos resultados terapêuticos de muitos quadros patológicos.
O exame geralmente é feito por um médico especialista em ultrassonografia e, em geral, não exige nenhum preparo prévio ou, no máximo, um jejum de algumas horas, conforme o tipo de exame.
Para que serve o exame?
O doppler fornece imagens dinâmicas, em tempo real, da rede vascular e do fluxo sanguíneo de diversas partes do corpo, sem usar nenhuma radiação e sem apresentar efeitos colaterais, possibilitando e contribuindo para o diagnóstico de várias patologias. Na gestação, o exame ajuda a determinar se os principais órgãos do feto estão sendo bem irrigados e com oxigenação normal, além de avaliar a circulação do cordão umbilical e do coração.
Alguns exemplos de exames com o Doppler:
Assine nossa Newsletter e Fique por dentro das
nossas promoções.